Sistema Cardiovascular Laser em microvarizes

As varizes ou veias varicosas são veias abaixo da pele dilatadas, tortuosas e alongadas, se constituindo em uma das mais comuns entre todas as afecções cardiovasculares. Então, acometem cerca de 15 % da população geral.

Sendo assim, as varizes podem ser divididas em varizes propriamente ditas conforme definição acima e as telangiectasias ou microvarizes, que são pequenos vasinhos avermelhados.

As telangiectasias, microvarizes ou aranhas vasculares são capilares ou vênulas intradérmicas que se dilatam e ocorrem com maior freqüência na coxa. Então, a causa do seu aparecimento não é bem conhecida mas parece haver um fator hormonal envolvido, principalmente o estrógeno, sendo bem mais comum nas mulheres. Podem se tornar sintomáticas na menstruação e aumentam na gravidez e com o uso de anticoncepcionais orais.

Veia normal e veia varicosa – dilatada e com válvulas insuficientes
Figura 1. Veia normal e veia varicosa – dilatada e com válvulas insuficientes

O tratamento das varizes deve ser individualizado e o julgamento criterioso já que não existem fórmulas mágicas aplicáveis a todos os casos. Portanto, freqüentemente há a necessidade da associação de mais de uma modalidade de tratamento em um mesmo paciente.

Sendo assim, mais recentemente o laser e a luz pulsada (Photoderm) vêm sendo utilizados para o tratamento de telangiectasias e outras lesões vasculares benignas. Portanto, este tratamento não invasivo, é realizado emitindo-se pulsos de luz de alta intensidade. Portanto, esta luz atravessa a pele (protegida por um gel gelado) e atinge o vaso, aumentando a temperatura do sangue dentro deste e lesando o endotélio pelo mecanismo chamado de fototermólise. Então, com isto há o fechamento destes vasos com posterior absorção e clareamento. Pode também ser usado em telangiectasias de face, pescoço e hemangiomas.

AS MICROVARIZES SÃO PEQUENOS VASOS AVERMELHADOS E DILATADOS MUITO FREQUENTES NA POPULAÇÃO FEMININA. MAIS RECENTEMENTE, O LASER OU PHOTODERM VÊM SENDO UTILIZADO PARA O TRATAMENTO DESTA DOENÇA, QUE DE FORMA NÃO INVASIVA EMITE PULSOS DE LUZ FECHANDO ESTES VASOS COM POSTERIOR ABSORÇÃO E CLAREAMENTO.

• Mais informações sobre as varizes podem ser encontradas em Sistema Cardiovascular > Doenças > Varizes.