Sistema Cardiovascular Insuficiência cardíaca

A insuficiência cardíaca é a dificuldade do coração em bombear sangue adequadamente para o organismo. O coração em geral aumenta de tamanho.

Muitas vezes o aumento de tamanho do coração ou sua dificuldade de bombeamento de sangue nas fases iniciais não causam sintomas e o diagnóstico é feito através de um RX de tórax ou de um ecocardiograma de rotina. Com a evolução da doença podem surgir sintomas, sendo o mais frequente a falta de ar, inicialmente aos esforços e mais tardiamente a pequenas atividades e até em repouso. Existem muitas causas para o desenvolvimento da insuficiência cardíaca.

A mais comum é pressão alta a longo prazo. Às vezes pode ser consequência de doença das válvulas cardíacas, que não funcionando adequadamente, exigem um trabalho maior do coração, ocasionando seu aumento. As válvulas podem ser reparadas através de cirurgia (plástica valvar) ou substituídas por próteses atrificiais quando necessário. Em outros casos pode ser devido à cardiopatia isquêmica causando redução de fluxo ao músculo cardíaco e morte de parte deste. Também pode decorrer de doenças do próprio músculo do coração (miocardiopatia) ou de infecção viral (miocardite).

Tratamento

Muitos pacientes com discreto aumento do volume cardíaco ou déficit leve de contração podem levar uma vida normal. O tratamento vai depender da causa e dos sintomas. Varia desde pequenas mudanças de hábitos até o transplante cardíaco, dependendo da gravidade. Medicamentos podem ser prescritos para pressão alta. Redução da ingesta de álcool e sal são recomendados, assim como alterações no estilo de vida como exercícios físicos regulares dentro do limite individual.

Intervenção-Procedimento

Em casos mais graves e selecionados de insuficiência cardíaca e, dependendo da causa e dos sintomas, pode ser necessária associação de remédios e intervenção cirúrgica como:
-pontes de safena, mamária e retirada de zonas de infarto com reconstrução da geometria do ventrículo na cardiopatia isquêmica;
-aneurismectomia de ventrículo esquerdo em aneurismas;
-cirurgia das válvulas nas valvulopatias;
-implante de marcapasso multissítio;
-implante de desfibrilador/cardioversor;
-transplante cardíaco.

• Mais informações sobre as intervenções cirúrgicas descritas acima podem ser encontradas em Sistema Cardiovascular > Procedimentos e Intervenções.

Notas de apoio

RX de tórax:Exame que utiliza a radiologia convencional para formar uma imagem do coração, pulmão e grandes vasos. Clique aqui para ir até a página do RaioX de tórax e saber mais sobre este assunto.

Ecocardiograma:Exame que utiliza ultra-som para avaliar o coração. Clique aqui para ir até a página do Ecocardiograma e saber mais sobre este assunto.

Doença das válvulas cardíacas: Incapacidade de as válvulas cardíacas se abrirem totalmente ou se fecharem de forma adequada, ou de uma combinação de ambas. Clique aqui para ir até a página das Valvulopatias e saber mais sobre este assunto.

Cardiopatia isquêmica: Termo usado para definir o estreitamento das artérias coronárias, causado pela aterosclerose. Clique aqui para ir até a página da Cardiopatia isquêmica e saber mais sobre este assunto.