Notícias

14 abr
2019

Mesa Redonda: atualização em tratamento por cateter

Mesa Redonda de atualização em tratamento por cateter das valvulopatias – CAAT 2019.

Professor Eduardo Saadi apresentou os recentes avanços no tratamento minimamente invasivo da insuficiência mitral após os resultados do COAPT Trial. Então, este estudo mostrou superioridade do MitraClip em relação ao tratamento clínico otimizado em pacientes com insuficiência mitral grave secundária. Portanto, houve menor necessidade de re internação e redução da mortalidade, assim como melhor qualidade de vida em até 2 anos de acompanhamento.

Sendo assim, também foram discutidos, nessa mesa redonda, os dois estudos que compararam o implante de válvula aórtica por cateter(TAVI) versus cirurgia em pacientes de baixo risco. O PARTNER 3 mostrou superioridade quando analisado o desfecho composto de morte /AVC ou nova internação e o Evolut low risk atingiu o critério de não inferioridade quando analisado morte e AVC como desfecho primário. É a primeira evidência que a TAVI é tão boa quanto a cirurgia convencional neste grupo de baixo risco. Agora temos que aguardar os resultados a longo prazo que avaliam a durabilidade destas próteses.

Conheça: Dr. Eduardo Saadi

O cirurgião cardiovascular e professor de medicina da UFRGS Eduardo Keller Saadi foi convidado pelo jornalista Túlio Milman para falar sobre suas pesquisas e procedimentos cirúrgicos. Na conversa, o especialista contou como a técnica desenvolvida por ele salva ainda mais vidas. Clique aqui para saber mais sobre essa entrevista incrível.

QUER COMPARTILHAR ESTE CONTEÚDO?
  whatsapp