25 set
2022

Insuficiência Mitral

Na Insuficiência Mitral o defeito está na válvula mitral, uma válvula bicúspide que separa o átrio esquerdo do ventrículo esquerdo.

Existem as causas crônicas onde o coração tem tempo para se adaptar e outros causas agudas.

Nas causas agudas a válvula mitral é tensionada por músculos papilares e cordoalhas tendíneas. As cordoalhas tendíneas ficam coladas nos músculos capilares. Se por acaso o paciente infartar, necrosar um músculo capilar, ele pode fazer uma Insuficiência Mitral aguda, neste caso é necessário que faça uma cirurgia com urgência.

Diferença entre a insuficiência mitral crônica e aguda

Na insuficiência mitral crônica a causa mais comum é degeneração mixomatosa, também conhecida como prolapso de válvula mitral. É muito comum tantos países desenvolvidos com em países sub desenvolvidos sendo uma das maiores causas.

Temos também outras causas: a endocardite infecciosa e a doença reumática, que também são casos de IM. Porém a causa mais comum de insuficiência mitral aguda é endocardite infecciosa e doença isquêmica. Podendo acometer aos músculos papilares a Insuficiência Mitral.

O diagnóstico do paciente dependerá se o quadro é crônico ou agudo, sendo crônico tanto na sístoles como na diástoles vão haver problemas. Na sístoles o ventrículo esquerdo injeta sangue na aorta com a válvula mitral fechada. Porém como válvula mitral está insuficiente na sístoles o ventrículo esquerdo injeta o sangue para a aorta e para o átrio esquerdo.

Sobrecarga decorrente da insuficiência mitral

Com isso, e com o passar do tempo o paciente vai desenvolvendo um grande aumento do átrio esquerdo e grande aumento do ventrículo esquerdo.

Esse grande aumento é uma sobrecarga de volume, tendo uma sobrecarga de volume tendemos até HVE excêntrica, e além disso a sobrecarga de volume a longo prazo pode ocasionar alguns problemas.

Por exemplo, o átrio esquerdo fica muito grande e o paciente passa a desenvolver fibrilação atrial, que pode ser uma grande complicação.

Este jato da IM fica turbilhonando e isso predispõe a formação de biofilme e a incidência de endocardite infecciosa.

A clínica B3 é muito comum e sempre ao auscultar deve-se tomar muito cuidado, pois durante toda a sístole que o ventrículo esquerdo estiver injetando sangue para a aorta ele também está injetando sangue para o átrio esquerdo

Então é um sopro holosistólico em foco mitral.

Em casos onde a causa da insuficiência mitral do for degeneração mixomatosa, o paciente pode ter um click mesossistólico

Exames complementares como o eletrocardiograma são importantes para verificar aumento do átrio esquerdo, aumento do ventrículo e o ritmo do paciente.

A ecografia vai caracterizar se a insuficiência mitral é leve, moderada ou severa.

Ela é severa quando o jato central tiver uma área maior que 40 por cento do átrio esquerdo.

Para pacientes com insuficiência mitral moderada ou grave e está assintomático é necessário a cirurgia

Quando o aparelho subvalvar, ou seja cordoalhas tendinhas, músculos papilares, em casos que a válvula não está estenosada é possível fazer válvula plastia.

Porém se o paciente tiver insuficiência mitral e o aparato valvar estiver muito acometido não é indicado fazer válvula plastia.

Siga o Dr. Eduardo Saadi no Instagram e acompanhe de perto mais informações.