Sistema Cardiovascular Aterosclerose

A aterosclerose é um processo de envelhecimento das artérias. Com o passar do tempo vai havendo a formação de placas de ateroma (gordura) no interior das artérias. Com estas placas o vaso vai reduzindo seu diâmetro interno, ocasionando dificuldade para a passagem de sangue.

A aterosclerose pode ocorrer em vários territórios do organismo como coração, cérebro, rins, intestino, pernas, etc., comprometendo a circulação do órgão afetado.

Figura 1. Placa de ateroma no interior de uma artéria

A causa da aterosclerose pode ser hereditária ou associada aos chamados fatores de risco como fumo, pressão alta, colesterol alto, diabetes, obesidade e sedentarismo. Ocorrem também processos inflamatórios nestas placas de ateroma que podem levar à instabilização destas, com um aumento rápido no grau de estreitamento ou trombose (coágulo) ocasionando sintomas por exemplo: cardiopatia isquêmica, acidente vascular cerebral, isquemia (redução do fluxo do sangue) nas pernas entre outros.

Tratamentos

Como a aterosclerose é um processo generalizado que pode afetar vários órgãos e sistemas dela deve ser tratada em todos os pacientes com diagnósticos da doença. Dieta pobre em gorduras animais, medicamentos como antiadesivos plaquetários para afinar o sangue e evitar trombose, e controle rígido do colesterol (com dieta, exercício e medicação – estaninas – se necessário) são medidas que devem ser observadas de maneira rígida em todos os pacientes com manifestações da doença. Deve acima de tudo ser evitada ou retardada através do controle dos fatores de risco.

Notas de apoio

Fatores de risco: Existem inúmeros estudos científicos que identificam vários fatores que aumentam o risco de aterosclerose. Clique aqui para ir até a página de Cuidados e Prevenções e saber mais sobre este assunto.

Cardiopatia isquêmica: Também chamada do doença arterial coronariana, é o termo usado para definir o estreitamento das artérias coronarianas, causado pela aterosclerose. Clique aqui para ir até a página da Cardiopatia Isquêmica e saber mais sobre este assunto.

Acidente vascular cerebral:Doença causada pelo prejuízo da circulação cerebral, conseqüência da formação de placas de gordura no interior das artérias carótidas.