Sistema Cardiovascular Ponte de safena na perna

Ponte de safena na perna: quando há a obstrução das artérias que levam sange para as pernas (artérias ilíacas) pode haver dor, cansaço ou sensação de fraqueza nestes membros durante a realização de exercícios. Esta doença é chamada de claudicação, e ocorre devido à aterosclerose.

Aterosclerose é o processo de envelhecimento das artérias, onde, com o passar do tempo, vai havendo a formação de placas de ateroma (gordura) no seu interior. Com estas placas o vaso vai reduzindo seu diâmetro interno, ocasionando dificuldade para a passagem de sangue.

Ponte de safena
Figura 1. Artéria ilíaca com placa de ateroma

Em alguns casos pode ser necessária intervenção e uma das formas possíveis é a cirurgia. Neste procedimento é realizada uma ponte (safena ou prótese). Este é um tipo de cirurgia na qual se faz uma ponte por cima do local com estreitamento ou obstruído, melhorando o fluxo sanguíneo e de oxigênio.

Tratamento

O exercício físico é o tratamento inicial e o mais importante. Deve ser individualizado para cada caso. As caminhadas devem ser feitas até o momento da dor. Quando tiver dor o paciente deve parar por alguns minutos e caminhar de novo até recomeçarem os sintomas. Quanto mais vezes repetir melhor. A melhora se dá lentamente (de 3 a 6 meses). Com o tempo o exercício ajuda a desenvolver mais vasos sanguíneos (circulação colateral), melhorando os sintomas e a distância de claudicação.

Mas também alguns medicamentos são importantes coadjuvantes ao exercício físico para ajudar a melhorar a distância da claudicação e podem ser usados em casos específicos após avaliação médica.

Medidas que podem ser tomadas para manter os vasos saudáveis:
– evitar o fumo;
– exercício físico regular;
– tratar o diabetes;
– tratar a pressão alta;
– manter o colestero baixo;
– dieta saudável-pobre em gorduras saturadas e calorias;
– manter o peso ideal.