MitraClip MitraClip

E o que é o MitraClip?

O MitraClipR consiste em um pequeno clipe que é introduzido através de uma punção na veia femoral na virilha e, através de uma técnica minimamente invasiva. Ou seja, não possui cortes. Posteriormente, é levado até o átrio esquerdo e posicionado na valva mitral, que quando fechado une os dois folhetos da valva, reduzindo a insuficiência. O procedimento é guiado por métodos avançados de imagem como ecocardiograma transesofágico 3 D e fluoroscopia.

O que é o MitraClip?

MitraClip Tratamento Percutâneo de Insuficiência Mitral

Sendo assim, este tratamento se aplica a pacientes com insuficiência mitral primária por doença degenerativa. Além de pacientes com insuficiência mitral funcional, secundária à redução da função e dilatação do ventrículo esquerdo.

Ecocardiograma MitraClip

Exames de imagem pré operatórios como ecocardiograma transesofágico 3D são fundamentais para definir aqueles pacientes que podem se beneficiar deste tratamento Percutâneo Insuficiência Mitral. Além disso, esses exames podem avaliar os resultados.

Estão sendo desenvolvidas também várias próteses mitrais por cateter, que em um futuro próximo farão parte do nosso arsenal terapêutico do tratamento da insuficiência mitral.

A insuficiência mitral é uma das principais causas de insuficiência cardíaca. A valva mitral está localizada dentro do coração, entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo. Abre para o sangue passar do átrio ao ventrículo e se fecha quando o ventrículo se contrai para direcionar o sangue para a aorta, e daí para todo o corpo.

Quando a valva mitral não se fecha bem durante a contração ventricular há o refluxo de sangue para dentro do átrio esquerdo, sobrecarregando o coração e reduzindo o volume de sangue que é bombeado para a aorta e para o resto do corpo. Com o tempo, se esta insuficiência for grave e não for tratada, há aumento do tamanho do coração com acúmulo de líquido nos pulmões. Falta de ar, cansaço ou palpitações são os principais sintomas. Como o problema do vazamento da valva é mecânico a solução é mecânica, sendo os medicamentos pouco efetivos em casos graves.

O tratamento mais utilizado é o reparo da valva doente (plastia) ou a troca valvar por uma prótese através de uma cirurgia convencional. Pacientes com idade avançada ou com doenças associadas, em que a cirurgia convencional apresenta um risco muito alto, o tratamento transcateter da valva mitral é uma alternativa recente.

MitraClip Indicações

O MitraClip está indicado em pacientes com insuficiência mitral grave em que a cirurgia convencional apresenta um risco alto e com anatomia favorável para o emprego da técnica avaliada pelo ecocardiograma transesofágico. Por ser um procedimento transcateter, sem cortes e minimamente invasivo o risco é menor que a cirurgia convencional neste subgrupo de pacientes. É uma alternativa para pacientes tanto com insuficiência mitral primária degenerativa (prolapso e flail) como para aqueles pacientes com insuficiência mitral secundária à insuficiência cardíaca.

Passos do MitraClip em paciente com insuficiência Mitral grave

1. Punção da veia femoral direita
  2. Punção do septo interatrial (superior e posterior)
  3. Introdução do clipe XTR no átrio esquerdo e posicionamento na valva mitral sob orientação de ecocardiograma transesofágico 3 D