Sistema Cardiovascular Cateterismo cardíaco e cinecoronariografia

O cateterismo é um exame no qual um catéter é colocado dentro do sistema arterial (geralmente pela viriha pela artéria femoral) até o local desejado. A injeção de contraste dentro do vaso a ser estudado é chamada de angiografia.

Quando as artérias estudadas são as do coração (coronárias) o exame é chamado de cinecoronariografia ou cineangiocoronariografia. É ainda hoje o melhor exame para mostrar com detalhes as artérias coronárias e planejar uma angioplastia coronária ou cirurgia de revascularização do miocárdio (pontes de safena e mamária). É um exame invasivo mas feito sem necessidade de internação e o paciente deve ficar por cerca de 6 horas após o exame sem dobrar a perna, devido ao risco de sangramento no local da punção.

Cinecoronariografia. Procedimento do Cateterismo cardíaco e cinecoronariografia
Figura 1. Cinecoronariografia


Notas de apoio

Angioplastia: Dilatação com um balão de uma artéria estreitada por placas de gordura. Clique aqui para ir até a página da Angioplastia e saber mais sobre este assunto.

Cirurgia de revascularização do miocárdio: Cirurgia cardíaca na qual se faz uma ponte por cima do local com estreitamento ou obstruído, melhorando o fluxo sanguíneo e de oxigênio ao coração.

QUER COMPARTILHAR ESTE CONTEÚDO?