Implante Transcateter de Válvula Aórtica Implante Transcateter de Válvula Aórtica

Saiba como funciona o implante de valva aórtica.

A estenose aórtica degenerativa é a doença valvar mais frequente em países desenvolvidos. Sendo assim, ocorre em cerca de 5% das pessoas com mais de 75 anos e decorre da calcificação dos folhetos da valva, dificultando a saída de sangue do coração para a aórta. Portanto, quando começa a dar sintomas (dor no peito, cansaço ou desmaios) a evolução é muito ruim e o risco de morte sem tratamento é alto.

Assim, a troca por cirurgia convencional constitui o tratamento de escolha para a estenose aórtica grave sintomática. No entanto, a estenose aórtica frequentemente acomete indivíduos em faixa etária elevada com doenças associadas. Sendo assim, estima-se que aproximadamente um terço dos pacientes com estenose aórtica sintomática sejam preteridos do tratamento cirúrgico pelo alto risco de mortalidade operatória.

Contudo, recentemente o implante por cateter foi desenvolvido como alternativa terapêutica menos invasiva para o subgrupo de pacientes com risco elevado para cirurgia convencional, seja pela idade avançada ou por doenças associadas.

Figura 1: Valva aórtica normal
Figura 2: Folhetos espessados e calcificado
Figura 3: Valva aórtica com 2 folhetos
Figura 4: Valva aórtica Implante Transapical
Figura 5: Valva Aórtica Implante Transfemoral

O implante por cateter pode ser feito por duas vias: transfemoral ou transapical.

Na via transfemoral todo o procedimento é feito através da virilha, com a valva sendo implantada por cateteres, que navegam por dentro do sistema arterial, portanto, vai desde a artéria femoral até a o coração. Assim, a valva doente é dilatada por um balão e a prótese é implantada. Portanto, o procedimento é menos invasivo que a cirurgia convencional.

Contudo, na via transapical, quando o acesso femoral não é adequado, uma pequena incisão é feita no lado esquerdo do tórax, abaixo do mamilo. Sendo assim, o sistema da valva com cateter é introduzido diretamente no coração pela ponta do ventrículo esquerdo, dilatando-a e liberando a prótese em cima da valva doente, aliviando a obstrução.

Assista abaixo a animação 3D de implante transapical de valva aórtica:

Assista abaixo a animação 3D de implante transfemoral de valva aórtica: