Sistema Cardiovascular Cirurgia das válvulas

Cirurgia das válvulas: As válvulas cardíacas ajudam o sangue a circular por dentro do coração e para as duas grandes artérias do nosso corpo (artéria pulmonar e aorta, que saem dos ventrículos direito e esquerdo, respectivamente). As válvulas se abrem e se fecham com o objetivo de permitir o fluxo de sangue em apenas um sentido. Quando uma válvula fica doente (valvulopatia) e há a necessidade de cirurgia, o procedimento cirurgia de válvulas. Em alguns casos pode-se realizar plástica da válvula, e quando a doença está mais avançada a substituição da válvula por uma prótese é indicada.

Existem vários tipo de próteses disponíveis. As mais utilizadas no nosso meio são as próteses metálicas e biológicas.

Cirurgia das válvulas
Figura 1. Próteses das válvulas cardíacas

As biológicas são confeccionadas de tecido animal (porco ou boi) tratado. Estas tem como vantagem potencial a não obrigatoriedade do uso de medicamentos anticoagulantes, porém tem durabilidade limitada. As próteses metálicas são feitas de uma liga de carbono, apresentam grande durabilidade com muito pouco problema estrutural mas há necessidade do uso de remédio anticoagulantes por toda a vida. Este medicamento (varfarin) é tomado na forma de comprimido, afina o sangue, impedindo a formação de coágulo nas válvulas.

Nos dois tipos de prótese a prevenção da endocardite (infecção das válvulas) com antibiótico deve ser feita antes de cada procedimento que leve à potencial entrada de bactérias no sangue (ex. procedimentos dentários ou urinários).

Notas de apoio

Valvulopatia: Doença que ocorre nas válvulas cardíacas. Clique aqui para ir até a página das Valvulopatias e saber mais sobre este assunto.