A+ A-

Notícias - Capital gaúcha recebe seleção mundial de especialistas em aorta

Os médicos aliviam a dor, tratam, descobrem curas de doenças, prolongam a vida de pacientes e cuidam da saúde coletiva. No entanto, seus nomes e feitos são pouco conhecidos. Muitos brasileiros sabem quem são os melhores jogadores de futebol do nosso e de outros países, mas desconhecem  os nomes dos bambambans da Medicina.

O Aorta Simpósio 2018, que traz a Porto Alegre profissionais da área, oferece a oportunidade de o Brasil e o mundo conhecer, de 24 a 26 de maio, num mesmo evento no Hotel Sheraton (Rua Olavo Barreto Viana, 18),   20  renomados expoentes  estrangeiros que atuam em procedimentos na aorta nos centros médicos de maior experiência global.

A seleção mundial de especialistas, convidada e coordenada pelo  cirurgião cardiovascular gaúcho  Eduardo Keller Saadi, é formada por experts de países que se destacam no estudo e no tratamento das doenças da principal artéria do corpo humano. Da Holanda, vem HenceVerhagen; da Alemanha, Eric  Verhoeven e Giovanni Torsello e, da Argentina, Mariano Ferreira. Os Estados Unidos estão representados por quatro médicos notáveis - Gustavo Oderich, Joseph Coselli,Mark Farber e William Quiñones -  e, ainda, por  mais 12 profissionais  da Clínica Mayo, uma das mais importantes instituições hospitalares do mundo.

Entre os palestrantes do Aorta Simpósio 2018, estão  49 sumidades brasileiras de vários estados. Cerca de 300 participantes que efetivamente atuam nesta área são esperados para este que já considerado o mais completo fórum científico sobre a aorta.

Dia 24 – Atividade pré evento - Simpósio da Mayo Clinic

Na quinta-feira(dia 24/05), a partir das 14h, ocorre atividade pré congresso, o Simpósio da MayoClinic com membros do seu “staff”. De maneira multidisciplinar,  cirurgiões cardiovasculares, vasculares, intensivistas,cardiologistas,anestesistas, geneticistas e radiologistas vão  abordar protocolos e aspectos relacionados a cuidados pré e pós operatórios,  avaliação clínica e por meio de imagens, anestesia, medicação, assim como apresentar os principais projetos de pesquisa da Mayo na área de aorta e, também, como estruturar um Centro da Aorta nos moldes da Mayo Clinic.

Dias 25 e 26 –Aorta Simpósio 2018

Na sexta-feira (dia 25/05), às 7h45, o presidente do evento,Dr. Saadi, abre oficialmente o Aorta Simpósio 2018, anunciando a intensa programação do dia e do sábado, 26/05. Todas as discussões estão focadas nas doenças aórticas, notadamente nas dissecções e aneurismas. Na pauta,  as diversas técnicas utilizadas como  cirurgias tradicionais que exigem abertura do peito e abdome e  recursos endovasculares minimamente invasivos. Os últimos, cada vez mais adotados , dependem apenas de uma pequena incisão ou somente uma punção para entrada do cateter e liberação de prótese para correção de lesões. Casos raros, complicados e indicações para pacientes com doenças associadas também têm espaço garantido no programa científico.  Cirurgiões estrangeiros vão exibir vídeos com a metodologia que empregam, demonstrando o passo a passo da utilização de determinados dispositivos. Esses, demais produtos e materiais utilizados nos  diferentes métodos de intervenção vão estar expostos em estandes ao lado do auditório. Os congressistas vão poder manuseá-los, treinar e  explorar o que está sendo projetado para um futuro próximo. 

E, na sala Network Space, os profissionais da saúde vão discutir com fabricantes os importantes avanços e receber as orientações de uso de materiais e próteses em casos específicos.

- Os lançamentos tecnológicos, de produtos e de fármacos são tão importantes para atualização dos especialistas como as evoluções das  pesquisas científicas, pois as doenças da aorta sempre representaram um desafio aos cirurgiões. Por exemplo, o índice de mortalidade ainda é grande quando o paciente chega ao hospital com rompimento da artéria. O médico tem que ter muita capacitação para tentar salvá-lo. Cada vez mais, buscamos evoluir para cuidar e tratar de forma mais eficaz essas doenças. Nesse encontro, de forma multidisciplinar, grandes especialistas vão discutir as conquistas dos últimos anos nessa área e prospectar o futuro dos procedimentos. Sem dúvida, podemos transferir os  conhecimentos e a troca de experiência em benefício imediato para os nossos pacientes.   – Afirma Dr Saadi, presidente do Aorta Simpósio 2018.

Mais informações e inscrições: www.aortasimposio.com.br 

Algumas palavras sobre aorta

A aorta é a mais importante artéria do corpo humano. Começa no coração e termina à altura da quarta vértebra lombar, onde se divide nas artérias ilíacas comuns. Absorve o impacto de bilhões de batimentos cardíacos e distribui milhões de litros de sangue pelo corpo todo. Seu calibre normal é de cerca de 2 cm de diâmetro.

Algumas palavras sobre o 

Presidente do Aorta Simpósio 2018 

 Dr. Eduardo Keller Saadi

Cirurgião Cardiovascular formado pela UFRGS

Professor de Medicina da UFRGS

Hospitais onde atua:

- Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA)

- Hospital Mãe de Deus-Coordenador do Serviço de Cirurgia Cardiovascular e do Centro da Aorta - Porto Alegre-RS-Brasil

- Hospital Moinhos de Vento - Porto Alegre-RS-Brasil

Mais de 5.000 cirurgias cardiovasculares realizadas. 

 

Capital gaúcha recebe seleção mundial de especialistas em aorta